Brasil-Solidariedade-Cuba. Incêndio em Matanzas, ¡No están solos!

 

Governo cubano pede ajuda e assessoria internacional com experiência na questão do petróleo enquanto as chamas continuam. 17 bombeiros desaparecidos e 49 feridos.

teleSUR

Durante o incidente, dois tanques de óleo explodiram e medidas operacionais estão sendo adotadas para que a distribuição de combustíveis no oeste da Ilha não seja afetada.

Nações como México, Venezuela, Rússia, Nicarágua, Argentina, Chile e Estados Unidos (EUA) ofereceram neste sábado a ajuda humanitária e material necessária ao povo cubano diante do incêndio que teve origem no tanque de armazenamento de 52 Base de Superpetroleiros da província de Matanzas após o impacto de um raio.

Bombeiros cubanos continuam trabalhando para apagar o fogo em Matanzas

Nesse sentido, uma brigada especializada da Petróleos Mexicanos (Pemex) se prepara para subir a Ilha para se juntar aos esforços para apagar o incêndio, que deixou 17 bombeiros desaparecidos e pelo menos 49 feridos.

Ao mesmo tempo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou sua solidariedade com o povo cubano e anunciou o envio de especialistas, “receba o abraço bolivariano, você não está sozinho! disse.

A chancelaria venezuelana também se juntou aos gestos de solidariedade, emitindo um comunicado confirmando a ajuda ao povo cubano diante do incêndio na refinaria de Matanzas, “o Governo Bolivariano expressa sua firme disposição de colaborar com a Pátria de Martí e de Fidel para lidar com este evento”, acrescentou.

“Expressamos nossa solidariedade ao povo e ao governo cubano pelo incêndio, desejamos uma rápida recuperação aos feridos e reconhecemos o esforço heróico de quem trabalha para controlar esta situação”, disse o secretário-executivo da Aliança Bolivariana para a Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), Sacha Llorenti.

Diante da solidariedade das nações, o presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel Bermúdez, agradeceu a assistência internacional e assessoria técnica prestada diante do desastroso acidente.

Da mesma forma, o Vice-Ministro de Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernández de Cossio, agradeceu as condolências e manifestações de ajuda de várias organizações e indivíduos estadunidenses devido ao ocorrido, incluindo o Governo dos Estados Unidos, que ofereceu assessoria técnica, proposta já em mãos de especialistas para uma coordenação adequada.

 Ações continuam para apagar fogo em petroleiro

O governador da província de Matanzas, Mario Sabines, informou que as ações continuam para evitar a propagação do fogo em tanques de combustível na zona industrial da capital provincial durante o dia.

Assim, helicópteros da Força Aérea e pequenos aviões do Ministério dos Transportes pulverizam água do mar e areia na área queimada para evitar a propagação das chamas para outras áreas onde também há combustível armazenado.

Vale ressaltar que pelo menos 800 pessoas foram evacuadas, e o comportamento das chamas, vento e fumaça estão sendo acompanhados para proceder ao transporte de moradores de outras comunidades próximas para áreas seguras.

Solidariedade:

Nicolás Maduro

@NicolasMaduro

Seguir

Venezuela entera se solidariza con Cuba y el pueblo de Matanzas, ante el accidente ocurrido en la Base de Supertanqueros. Reciban el abrazo bolivariano, ¡No están solos! Tenemos plena disposición para brindar la ayuda necesaria. Presidente @DiazCanelB cuente con nosotros 

Embajada de Rusia en Cuba

@EmbRusCuba

Organización gubernamental de Rusia

 

Rusia está con Cuba ante este difícil momento. Nuestra solidaridad con todos – lesionados, evacuados, con las familiares. FuerzaMatanzas

 PS do Colaborador:

Fotoarte: “Solidariedade”

Compartir
Ir al contenido